
Com as fotografias certas de um imóvel pode aumentar entre 40% a 80% a sua visibilidade gerando assim mais leads.
Ter um fotógrafo profissional seria o ideal no entanto sabemos que no processo de angariação usualmente as mesmas são feitas com o próprio telemóvel/maquina profissional pelo consultor ou gerente.
Deixamos aqui algumas dicas simples mas muito eficientes para promover os seus imóveis no website da agência e nos portais imobiliários transmitindo também uma boa imagem da sua agência!
1 – Organização do imóvel – Home Staging
Um ambiente clean, organizado e despersonificado será mais atrativo. Não tenha receio de pedir aos clientes proprietários que é necessário arrumar e que é possível que tenha de mover alguns objetos ou móveis para valorizar o seu imóvel antes de tirar as fotografias.
Certamente já ouviu falar em Home Staging não já?
Descarregue aqui o nosso guia educativo: https://www.omeuimo.pt/2019/06/05/guia-home-staging-ebook-gratuito/
2 – Máquina profissional ou smartphone?
Seja com máquina profissional ou com o seu telemóvel deve ter uma boa noção sobre três configurações muito importantes em toda a fotografia: a abertura, velocidade do obturador e ISO.
Deixamos aqui um link bastante elucidativo sobre estes 3 pontos: https://www.eduardo-monica.com/new-blog/iso-velocidade-abertura-exposicao-fotografia
Hoje em dia todos os smartphones tem praticamente opções e qualidade mais do que suficiente para fotografias altamente profissionais de imóveis para a sua promoção.
Caso tenha uma máquina profissional o ideal será ter uma objetiva grande angular e aproveitar o equipamento que já tem para fazer um workshop/formação sobre fotografia profissional de interiores.
Apesar dos modos automáticos que ambas as soluções oferecem nem sempre as fotos ficam como desejamos, tendo a noção dos 3 pontos essenciais referidos e com algum treino poderá começar a alterar estes parâmetros manualmente.
3- Fotografia na horizontal ou vertical!? Qual a resolução e proporção ideal?
Nos seus imóveis tire sempre as fotografias na horizontal configurando a proporção de 16:9 com resolução mínima de 1920 x 1080, recomendado quer para o seu website quer para os portais imobiliários. (Assim como para folhas de montra entre outros materiais promocionais, nas redes sociais podem posteriormente serem adaptadas aos formatos indicados.)
4 – Utilize um tripé
Certamente já lhe aconteceu ter uma fotografia que lhe pareceu estar ótima no telemóvel ou máquina profissional e depois ao descarregar reparou que estava tremida.
Este é um acessório muito importante para conseguir fotografias mais definidas, evitar que fiquem tremidas e caso avance para ajustes manuais como referido em cima a nível de exposição mais longas para controlo de iluminação em ambientes mais escuros é imprescindível.
Dica aplicável para máquina profissional e para smartphone.
5 – Edite as suas imagens dos imóveis
Apesar de provavelmente tirar várias fotografias do imóvel deve fazer uma boa seleção das melhores e caso necessário editá-las de modo a corrigir alguns pontos finais, iluminação, cor, brilho ou outros.
Não se esqueça que qualidade é melhor do que quantidade aumentando a probabilidade de gerar interesse do potencial comprador/investidor e assim aumentar a captação de novos leads.
Pode começar com estes dois exemplos com interfaces intuitivos e gratuitos:
Depois destas dicas…só precisa de as colocar em prática e arrasar na divulgação dos seus imóveis!
Demonstração gratuita d'O MEU IMO - CRM + Website + Portais Imobiliários