15 Melhores estratégias de Facebook para Imobiliárias

O Facebook tem se provado uma das melhores redes sociais para quem trabalha no mercado imobiliário. Existe uma série de estratégias de Facebook para imobiliárias que pode utilizar para atrair compradores para os imóveis que está a vender ou alugar, seja você uma agência imobiliária ou profissional autónomo.

Separamos 15 dessas táticas para que eleve o nível de seu negócio e saia na frente da concorrência.

 

1. CRIE UM BLOG EM SEU SITE

Antes mesmo de começar a usar o Facebook, assegure-se de já ter seu site online e, de preferência, tenha um blog ativo e com conteúdo constante. A partir daí, você usará o Facebook para levar seus seguidores para o conteúdo desse blog, no qual oferecerá conteúdo útil.

Dessa maneira, você terá chances de converter esse seguidor em lead para seu email marketing ou tirar suas dúvidas através de ferramentas para chat online. Ou seja, o Facebook será uma maneira de atrair usuários da rede social para o seu site.

2. SE ESTIVER ACABADO DE COMEÇAR UMA FAN PAGE, AVISE OS POTENCIAIS CLIENTES!

A primeira estratégias que deve executar caso tenha acabado de publicar sua Fan Page é divulgar a página para todos os seus contatos! Convide-os para darem like na sua página e entre em contato pessoalmente e peça para darem like caso ainda não o tenham feito. Além disso, peça-os para partilharem os seus posts sempre que possível.

3. COMPLETE SEU PERFIL E INSIRA TODAS SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO

Preencher seu perfil da maneira mais completa possível traz dois resultados: maior confiabilidade em seu negócio e informar seus seguidores como eles podem entrar em contato para marcar uma visita ou tirar dúvidas. Por isso, é essencial que complete o seu perfil da maneira mais completa possível.

Não esqueça também de inserir a sua localização e oferecer o seu email e telefones de contato no perfil. Dessa maneira, todos que visitarem a sua Fan Page poderá saber onde fica seu o escritório e como entrar em contato apenas vendo a barra vertical localizada à direita dos seus posts. Essas informações também ficam disponíveis na seção Sobre da página.

4. USE FOTOS COM A MAIOR QUALIDADE POSSÍVEL

Um dos defeitos do Facebook é que ele automaticamente reduz a qualidade da maioria das fotos que posta lá. Por conta disso, evite usar fotos com qualidade média ou baixa, pois corre o risco de suas imagens ficarem com um aspecto pouco profissional, o que possivelmente afastará clientes em potencial.

5. VENDA O IMÓVEL NA LEGENDA DAS FOTOS!

Além de usar fotos com a maior qualidade possível, não negligencie a legenda das fotos. Ao invés de apenas colocar as informações básicas sobre o imóvel, procure também evidenciar suas vantagens, como sua proximidade à alguma estação de metro, tranquilidade da vizinhança, tipos variados de serviço próximos ao imóvel, entre outros. Quanto mais detalhes e vantagens, melhor.

6. NÃO FIQUE APENAS A TENTAR VENDER OU ALUGAR IMÓVEIS

Nem todos os seus posts no Facebook precisam ser publicações promocionais, ou seja, tentando vender ou alugar um imóvel. Procure também publicar conteúdo útil para os seus seguidores, usando essa estratégia em conjunto com os textos do blog, que mencionamos no primeiro item do artigo.

O Facebook permite uma ampla gama de conteúdo que pode produzir diretamente nele. Coisas como listas de dicas para comprar a casa perfeita, uma inquérito perguntando aos seguidores qual seu principal critério na hora de escolher o imóvel ou um tutorial ensinando como lidar com a documentação para a compra de uma casa são outros tipos de conteúdo que pode abordar e irão gerar valor para seus seguidores.

7. PARTILHE BOAS NOTÍCIAS SOBRE AS REGIÕES ONDE VENDE IMÓVEIS

Preço dos imóveis diminuiu em uma das regiões que possui imóveis? Pode ser uma má notícia para o seu negócio, mas com certeza é uma boa notícia para os seus clientes. Abertura de restaurantes ou bares badalados, novas estações de metro ou aumento da segurança em um bairro no qual tenha imóveis a vender ou alugar são todas notícias que irão interessar aos seus seguidores e aumentam suas chances de compra.

Por isso, não hesite em partilhar esse tipo de notícia, incluindo um link para os imóveis que esteja a comercializar nessa região. Compartilhe boas notícias para vender mais no Facebook.

8. FREQUENTE AS REGIÕES ONDE POSSUI IMÓVEIS E UTILIZE VÍDEOS AO VIVO PARA MOSTRAR A VIZINHANÇA

As lives do Facebook são ferramentas poderosas para sua imobiliária. Além do Facebook priorizar esse tipo de conteúdo, essa é uma chance de se interagir com a sua comunidade local, ao mesmo tempo que mostra aos seguidores tudo que poderão aproveitar caso mudem para aquela região. Restaurantes, mercados, shoppings, monumentos locais são tipos de coisas que seus seguidores estão à procura numa região, então mostre-os através das transmissões.

9. FAÇA LIVES DENTRO DAS UNIDADES QUE ESTÁ A VENDER

Além de mostrar a vizinhança, faça também transmissões ao vivo nas suas unidades, como se estivesse com um visitante real. Nessa live, pode mostrar todas as divisões, comentar sobre as suas vantagens e tirar as dúvidas de seus seguidores através dos comentários do Facebook.

10. INCLUA O FACEBOOK NAS SUAS OUTRAS FORMAS DE DIVULGAÇÃO

Por ser um mercado tradicional, ainda existem muitos agentes imobiliários e escritórios que publicam anúncios em jornais, páginas amarelas ou carregam seus cartões de visita por aí. Usar o Facebook não significa que deve abandonar essas outras formas, mas incluir o endereço de sua Fan Page é uma estratégia interessante para adquirir novos seguidores, criando um contato mais próximo que o anúncio no jornal.

11. PROMOVA INTERAÇÃO COM OS SEUS SEGUIDORES

Outro tipo de conteúdo que pode usar para aumentar as suas chances de conseguir contatos e vendas pelo Facebook é o que promove engajamento. Ou seja, posts que encoraje os seguidores a comentar ou compartilhar. Um exemplo já citado nesse artigo são os inquéritos ou sondagens, questionando as preferências em relação à casas e apartamentos que estão procurando.

Além desse tipo de post, também pode perguntar a opinião de seus seguidores sobre alguma notícia ou promover competições em troca de prémios, entre outros. Procure criar uma comunidade em torno de seu negócio.

12. ENTENDA OS INSIGHTS DO FACEBOOK

A aba de Informações do Facebook é essencial para entender como seu conteúdo está a atingir o seu público. Nela, poderá ver qualquer tipo de informação, como número de likes que a sua página ganhou, comentários e partilhas cada post seu recebeu e o crescimento de sua Fan Page no últimos meses, entre outros.

13. ANÚNCIOS: UTILIZE A SEGMENTAÇÃO PARA CONSEGUIR NOVOS SEGUIDORES

Os anúncios de Facebook são uma excelente maneira de conseguir novos seguidores e prospectos para seus imóveis. Porém, é necessário que os estude para conseguir obter melhores resultados.

A principal maneira de otimizar um anúncio de Facebook é utilizar suas ferramentas de segmentação não para atingir um grande público, mas para encontrar utilizadores que estão à procura pelos imóveis que está a oferecer. Os anúncios de Facebook podem ser segmentado por idade, localização ou se está num relacionamento.

14. ANÚNCIOS DE FACEBOOK:  UTILIZE OS PÚBLICOS SEMELHANTES

Através da segmentação, você criará o que chamamos de Públicos Personalizados. Através dele, é possível criar Públicos Semelhantes. Ou seja, são utilizadores do Facebook que possuem características em comum com os utilizadores que segmentou na rede social.

Além de Públicos Semelhantes que podem ser formados pela segmentação do próprio Facebook, é possível criar através de ficheiros enviados para o Facebook. Por exemplo, pode enviar as informações demográficas de sua base de clientes que já fecharam negócio consigo e fazer com que o Facebook crie um público de características semelhantes para enviar seus anúncios, aumentando suas chances de conseguir novos clientes.

15. ANÚNCIOS DE FACEBOOK: EXPERIMENTE DIFERENTES TIPOS DE CONTEÚDO

Assim como os posts de Facebook, pode usar imagens e vídeos para criar seus anúncios. Se está a vender diversos imóveis em uma região, poderá criar um anúncio direcionado para regiões próximas em um carrossel de fotos com as diversas propriedades.

Outra maneira de vender um apartamento ou casa é através de um anúncio em vídeo, mostrando as principais vantagens do local. Experimente todas as formas de conteúdo e avalie qual delas funciona melhor para seus públicos.

 

Fonte: Luciano Larrossa (Especialista em facebook) em BlogImobiliário