Tratar do cartão de cidadão, alterar a morada fiscal, marcar consultas ou até assinar contratos de promessa compra e venda: tudo possível através da internet.
Com o avanço tecnológico e a digitalização da economia, já nos é possível aceder a uma série de serviços online e resolver questões burocráticas, de uma forma cómoda e segura, sem sair de casa. Com o avanço da pandemia do Covid-19 e o consequente isolamento para travar a sua propagação, o Governo determinou que alguns documentos caducados, a partir de 9 de março, serão aceites até 30 de junho de 2020, e ainda que este agora não seja um problema – dado este adiamento – , podes ficar já a saber como tratar de toda a documentação online.
Renovar o cartão de cidadão, alterar a morada fiscal, fazer o registo de um nascimento ou até mesmo assinar documentos já é possível – e neste caso sem sair do sofá. A solução passa por ativares a Chave Móvel Digital, tal como explica o Doutor Finanças neste artigo preparado para o idealista/news. Para isso, basta que tenhas acesso à internet. Explicamos tudo de seguida, passo a passo.
Como ativar a Chave Móvel Digital
A sua ativação é muito simples. E não, não precisas ir a correr comprar um leitor de cartões, porque também não vais precisar dele, nem do cartão de cidadão – ainda assim, se este já se encontrar caducado, não vais conseguir ativá-la.
Os únicos dados que precisas são o teu número de contribuinte, senha de acesso ao Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.
- Acede a autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital;
- Clica em Pedido de Chave;
- Escolhe a opção b) “Através do Portal das Finanças”;
- Serás reencaminhado para o Portal das Finanças, onde deves fazer o login. Só precisas do teu número de contribuinte e da tua senha de acesso;
- Autorizar que o Portal das Finanças forneça os teus dados à Chave Móvel Digital;
- Criar um novo registo, associando o teu número de telemóvel e o teu e-mail;
- Depois, vais receber um código de segurança por SMS, no prazo de cinco minutos e deves inseri-lo onde é pedido;
- E, ao fim de cinco dias, irás receber na tua morada uma carta com o PIN.
A partir daí a Chave Móvel Digital (CMD) associa um número de telemóvel e um código PIN escolhido por ti ao teu número de identificação civil. Após a introdução destes dados no site onde pretendes navegar, é-te enviado um código numérico para o teu e-mail, telemóvel ou Twitter, dependendo da tua escolha.
É considerado mais seguro receberes o código de segurança numérico por telemóvel do que receber por e-mail. Se registares os dois, o contacto e o e-mail, podes sempre escolher em cada autenticação por qual dos meios pretendes receber o código em questão.
Quais os benefícios e o que podes fazer com a CMD?
O maior benefício da Chave Móvel Digital é sem dúvida poder tratar de assuntos importantes desde a comodidade de casa, sem deslocações, ou filas infinitas. Este processo garante a mesma segurança e eficácia tal como se o fizesses presencialmente. Com esta ferramenta, é possível assinar todo o tipo de documentos como contratos de promessa compra e venda, certificados, contratos de serviços, entre outros, a partir de qualquer lugar. É apenas necessário que ambas as partes estejam de acordo na utilização da assinatura digital.
Podes usar a CMD para aceder a todos os serviços disponíveis no portal de serviços públicos ePortugal.gov.pt. São exemplo disso:
- Renovação do cartão de cidadão;
- Alteração de morada no cartão de cidadão;
- Registo de nascimento;
- Pedido de certidão de óbito;
- Pedido de registo predial;
- Marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde;
- Assinatura digital;
- Pedido de passaporte;
- Pedido de informação sobre matrícula automóvel;
- Criação de empresa online;
- Início de processo de casamento;
- Pedido de divórcio;
- Requerimento de Cartão Europeu de Seguro de Doença da Segurança Social;
- Pedido de certidão de registo automóvel;
- Requerimento do subsídio de desemprego;
- Abertura de atividade nas finanças;
- Serviço Casa Pronta;
- Realização da habilitação de herdeiros;
- Candidatura ao Porta 65 – Jovem;
- Entre muitos outros.
Alguns bancos em Portugal também permitem a utilização desta ferramenta para aceder aos seus serviços. São exemplo: a Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco, Millennium BCP e ActivoBank.
Sabias que renovar online sai mais barato?
Conseguir tratar de assuntos, que por norma são urgentes, através da Internet é um grande benefício, pois não só vais poupar tempo como, em alguns casos, dinheiro. Por exemplo, na renovação do cartão de cidadão. Fazer a sua renovação sem ires até ao balcão dá-te um desconto de 10%. Contudo, só está acessível para maiores de 25 anos. E isto, depois de ativares a tua CMD é bastante simples de fazer. Vais pagar, no máximo, 16,20€, em vez de os 18€ que pagas quando fazes presencialmente. Isto sem ter em consideração os pedidos urgentes.
A renovação da carta de condução também pode ser feita online. E, à semelhança do que se passa com o cartão de cidadão, terás acesso a um desconto de 10% face aos 30€ que terás de pagar se fores a um balcão. De realçar que este valor é apenas para pessoas até aos 70 anos, a partir dessa idade o custo da renovação é de 15€.
FONTE: Idealista